Você está preparado para o verão?

| | , , ,

Preparamos algumas dicas de pranchas para você se dar bem na próxima estação.

Crowd, ondas pequenas, águas vivas, trânsito caótico para chegar até a praia… são coisas que não fazem do verão a melhor estação para o surf. Mas, surfar no calor é tudo de bom e preparamos algumas dicas para você se dar bem nestes próximos meses:

“Não existe onda ruim, você está usando a prancha errada”. Essa frase soa um pouco exagerada, mas não é de todo errada. O verão é caracterizado pela falta de ondulações mais fortes e assim, tornam-se comuns os dias de ondas pequenas ou até mesmo flat.

A prancha certa ajuda bastante nesses dias. Além de serem mais propícias para essas condições, colaboram para que você pegue mais ondas em meio ao crowd. Veja abaixo algumas sugestões de foguetes pro verão:

  • Fish: entende-se por fish as pranchas que têm aquela rabeta swallow mais larga, geralmente mais curta e larga. Esse é um design muito famoso em algumas décadas atrás e que em meados de 2000 voltou com muita força. São rápidas, manobráveis e com excelente entrada de onda devido às suas características (bico mais largo, pouco rocker, bordas mais arredondadas). As novas tendências e criatividade dos shapers fizeram com que esses modelos tivessem releituras muito interessantes, novas rabetas, bordas, fundos, construções diferentes, etc. Geralmente são usadas como bi (ver abaixo), tri ou quadriquilha.
Fish da MSD Surfboards
  • Longboard, Funboard, Mini Tank: O long e seu irmão menor funboard são os verdadeiros destruidores de crowd. Quem surfa de pranchinha já deve ter passado pela situação de estar aguardando aquela boa e, quando se dá por conta, já vem um longboarder remando lá de fora e entrando muito antes na onda. Um design que se popularizou nos últimos anos foi o mini tank, que é uma espécie de longboard com dimensões menores. Ótima opção para ondas menores e/ou mais fracas.

Mini Tank MSD Surfboards

  • Híbridas: são designs mais amigáveis, geralmente com pouca curva de rocker, mais largas e volumosas. Essas pranchas ajudam muito o surfista a pegar mais ondas. Quem pega mais ondas, diverte-se mais.
Seaside da Oceanside Surfboards é um exemplo de pranchas híbridas
  • Merrequeiras: quem não abre mão das pranchas de performance, pode optar por esses designs que mantém algumas características da prancha de competição ou dia-a-dia combinado com aspectos que favorecem o surf nas merrecas. A gama de opções é imensa e quase todo shaper tem merrequeiras em seu quiver.
  • Biquilhas: são a “menina dos olhos” do momento. Inicialmente eram mais populares em designs fish (como os citados acima), mas atualmente a gama se abriu para as rabetas round. O uso de quilhas 2+1 também tem sido muito usado, o que gera a velocidade das biquilhas com um estabilizador central que dá mais controle.
Fish Biquilha MSD Surfboards

  • Bônus: não são somente as pranchas que vão fazer você se dar bem no verão. Não esqueça do protetor solar ou aquela camiseta com proteção UV que garantem aquele surf mais prolongado.

Aloha!

Previous

Uma carona com o GOAT

Definidos os classificados para o CT 2022

Next