O Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger, quarta etapa do circuito Challenger Series da WSL, era a prova que definiria os classificados para o Championship Tour de 2022. Com ondas difíceis e sólidas, a categoria masculina do evento foi finalizada neste domingo com um show de surf do havaiano John John Florence, voltando às competições com todo gás (com direito ao caneco e nota 10 na final). Além dele, Jack Robinson, Kanoa Igarashi e Samuel Pupo fizeram a grande final.
Com tantos pontos disponíveis, a qualificação estava disponível para muitos dos surfistas participantes do evento. Antes do campeonato começar o único “novo” nome no tour era Ezekiel Lau, que com os seus 14.250 pontos já tinha o “passaporte” carimbado para mais uma temporada na elite do surf mundial.
Além dele, no decorrer da prova, foram garantindo suas vagas Jake Marshall, Nat Young e Connor O’Leary, e mais tarde Imaikalani Devault, do Havai, Callum Robson e Liam O’Brien, ambos australianos, e Lucca Mesinas, do Peru.
Para o último dia ainda haviam 4 vagas em disputa, e os amigos brasileiros, Samuel Pupo e João Chianca, garantiram seu lugar, seguidos pelo aussie Jackson Baker. A última vaga estava ainda mas mãos do surfista da Costa Rica, Carlos Munoz, que ainda poderia ser superado pelo australiano Kalani Ball, que estava em 106 do ranking e precisava ganhar o evento. Infelizmente, para ele, não conseguiu passar para a final, “garantindo assim a vaga a “Carlitos” Munoz.
Os top32* do CT para 2022:
– Gabriel Medina;
– Filipe Toledo;
– Ítalo Ferreira;
– Conner Coffin;
– Morgan Cibilic;
– Griffin Colapinto;
– Jordy Smith;
– Kanoa Igarashi;
– Yago Dora;
– Frederico Morais;
– John John Florence;
– Jack Robinson;
– Leonardo Fioravanti;
– Deivid Silva;
– Ryan Callinan;
– Ethan Ewing;
– Kelly Slater;
– Jadson André;
– Seth Moniz;
– Miguel Pupo;
– Ezekiel Lau;
– Jake Marshall;
– Imaikalani Devault;
– Connor O’Leary;
– Nat Young;
– Callum Robson;
– Liam O’Brien;
– Lucca Mesinas;
– Samuel Pupo;
– João Chianca;
– Jackson Baker;
– Carlos Munoz;
Além dos 32 qualificados, Owen Wright estará presente no tour como wildcard.
Aloha!