ROUPA DE BORRACHA: qual wetsuit devo comprar?

ROUPA DE BORRACHA: qual wetsuit devo comprar?

Ao longo da história do surf, as roupas de borracha são os equipamentos que mais evoluíram. Todos os anos temos novidades. Novos neoprenes, sistemas de vedação, designs, espessuras, etc. Tudo com o intuito de manter o surfista aquecido na água, com conforto e pelo maior tempo possível.

Eu sou muito curioso e adoro estar antenado às novidades do mercado no surf. Se o bolso permitisse, experimentaria quase todos os modelos disponíveis, mas infelizmente com o dólar nas alturas isso não é possível. De qualquer forma, conheço wetsuits de diversas marcas e, por isso, seguidamente sou questionado por amigos e conhecidos sobre quais seriam as melhores opções de compra.

Portanto, resolvi escrever este texto, dando um breve parecer sobre os modelos e marcas que temos disponíveis na Surf Alive.

RIP CURL

A marca líder de mercado no Brasil (baseado no que vejo na água, não é uma informação oficial) já há alguns anos mantém a mesma estrutura em sua coleção: Omega (a roupa de entrada, com valor mais acessível), Dawn Patrol (custo-benefício), E-Bomb (modelo de competição e maior performance) e Flash Bomb (o mais quente, top de linha). Praticamente todos os anos, a marca lança um novo neoprene, geralmente mais leve e flexível que o do ano anterior. Atualmente já está no e7, por hora em edição limitada, e seu carro chefe é o e6, lançado em 2018 e agora expandido numa gama maior de produtos. Posso afirmar que é um dos neoprenes mais leves e confortáveis do mercado. Diferente do e5, possui um revestimento interno que proporciona maior aquecimento. A linha Flash Bomb, que outrora era e5, conta com o neoprene e6 em 2020 e continua com o mesmo conceito: maior aquecimento e secagem rápida. Porém, de toda coleção, acredito que o Dawn Patrol é o que teve maior upgrade. Hoje, a roupa é toda produzida no neoprene e5, com o adicional de possuir em algumas peças de sua composição, o forro interno Flash Lining (secagem mais rápida e maior aquecimento). Ou seja, o Dawn Patrol é o Ebomb do ano anterior com “alguns pitacos” do Flash Bomb.

VISSLA

A Vissla traz ao mercado o conceito do surf californiano, com peças bonitas, simples e de muita qualidade. A ideia é não ter muita firula. Suas roupas têm bastante flexibilidade e conforto e contam com O revestimento térmico Brain Fuzz que isola o calor e seca rapidamente. Já tive oportunidade de experimentar e gostei bastante, mas para o meu biotipo (canelas e antebraços finos) em alguns momentos senti alguma folga nessas regiões. De qualquer forma, considero a Vissla como uma das melhores opções de wetsuits do mercado.

BILLABONG

A grande novidade da marca é o Graphene. A linha Furnace Revolution agora conta com esta a exclusiva forração. Os inovadores fios embrulhados com grafeno combinam-se com fibras de carbono para uma roupa mais leve, mais forte e mais quente por mais tempo. O Furnace Graphene é 50% mais leve que os revestimentos de fibra oca tradicionais e 200x mais forte que o aço.

Infelizmente não tive a oportunidade de usá-los, mas confesso que fiquei muitooooo curioso, pois além de toda essa tecnologia, as roupas são lindas e muito bem acabadas.

QUIKSILVER

A grande novidade da marca é o Highline Pro, lançado em 2019 durante a perna européia do CT. O long john é todo em 1mm e promete esquentar tanto como um 3mm. Infelizmente não está disponível no Brasil. E mesmo que tivesse, acredito que o valor seria “proibitivo” em função do preço atual do dólar. Mesmo assim, temos à disposição ótimas opções na coleção da marca. Destaque fica para o O Long John Quiksilver Originals Monochrome que é bastante leve e flexível, além de ter aspecto diferenciado. Produzido com Neoprene F’N Lite feito com calcário rico em células de ar que garantem maior leveza e aquecimento
Seu revestimento de lã térmica WarmFlight® mantém o calor do corpo dentro e fora de água.

Agora, escolha sua roupa de borracha e bora pra água!

https://www.surfalive.com.br/surf/roupa-de-borracha

Aloha!

Compartilhar: