Zonas de lesão dos surfistas

Zonas de lesão dos surfistas

O Médico que trabalha com a WSL revelou as lesões mais comuns entre os surfistas da elite mundial e ensina como prevenir e evitar que aconteça.

Com a ajuda da World Surf League e do Dr. Mark Kozuki, que detém um centro terapêutico na Califórnia e tem trabalhado “on tour” na recuperação de muitos surfistas que integram a elite mundial, como John John Florence, Lakey Peterson e Filipe Toledo, entre outros, são duas as categorias onde as mais comuns lesões do surf acontecem.

Filipe Toledo. Lesão na Gold Coast.

Uma das categorias é o pescoço e a coluna vertebral. A segunda zona compreende os joelhos e os tornozelos

No que diz respeito ao pescoço e à coluna, grande parte do problema provém da remada que é considerada uma posição atípica para se estar. A posição do pescoço e da cabeça, sempre em tensão, o movimento dos braços e a curvatura, todos aspetos que adicionam stress e dor. 

Já nos joelhos, os surfistas tendem a lesionar a parte interior, o menisco ou o MCL (ligamento colateral medial), como consequência de uma rotação mal calculada, não controlada ou também provocada por impacto direto. A dor (lesão) também pode resultar do esforço feito devido a uma má aderência do pé na prancha, provocando um deslize e consequente esforço adicional para recuperar. 

Gabriel Medina também se lesionou na Gold Coast.

Uma das causas para os problemas nos joelhos é a postura rígida do quadril e tornozelos, pois o joelho é a parte que se irá mover mais entre as duas. Por isso, para manter os joelhos saudáveis, é essencial, em primeiro lugar, mover bem a zona da anca, e depois, mover bem os tornozelos. 

De acordo com a WSL e o Dr. Mark Kozuki, que, além de surfista é também jogador de hóquei no gelo, hoje em dia existem também muitas lesões no nível do tornozelo devido às manobras extremas que o esporte proporciona. Jogo aéreo, lay backs, rotações em junções, tail slides levados ao limite, obrigam a colocar mais pressão no pé, sendo que os dedos são forçados em direção à rótula. 

Uma vez nessa posição, normalmente, os joelhos dobram e aí acontece o primeiro ponto de ruptura, de lesão propriamente dita, que não tem que ser necessariamente no nível do músculo. Por vezes, é o tendão de Aquiles que sai machucado, mas segundo o médico que acompanha alguns dos melhores surfistas do globo isso não é muito comum. 

Alguns conselhos para prevenir futuras lesões: 

– Manter os músculos do “core” sempre fortes (isto previne lesões na coluna e no pescoço); 

– Um “core” mais forte e flexível oferece uma melhor postura na água; 

– Fazer sempre um bom aquecimento antes de entrar na água;

– Manter o corpo bem flexível para ambos os lados (front e backside) de forma a que funcione como um todo;

– O sintoma inicial pode não ser o verdadeiro problema (é essencial descobrir a fonte do problema); 

– Deixar sempre um perito médico fazer o diagnóstico de uma eventual lesão/problema.

 

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