Se você está pensando em conferir uma etapa da WSL de perto e conhecer os melhores surfistas do mundo você não pode perder essa matéria.
Sempre tive o sonho de acompanhar de perto uma etapa da WSL. O local escolhido para minha primeira experiência no circuito mundial de surf foi o Rip Curl Pro Peniche em Portugal. O lugar é alucinante, a chegada na cidade é de fácil acesso, feita através das principais estradas do país. Logo ao chegar você já sente a atmosfera surf do lugar. Vários carros e vans com pranchas no teto cruzam com você a todo momento, indicando que o surf está presente na área.
Acesso:
O acesso a área do evento é muito fácil. Ao chegar na primeira rotatória da cidade você já pode avistar o portal de entrada e a polícia fazendo a organização do trânsito, que por sinal sempre muito bem organizado e tranquilo, surpreendendo, considerando a proporção do evento.
Estacionamento:
Ruas ao redor do local dão acesso a várias vagas disponíveis para estacionar o seu carro. O local de estacionamento é gratuito e mesmo sem seguranças por perto a maioria dos carros estavam com pranchas e pertences no interior, indicando que o local é muito seguro e tranquilo.
O pico:
O pico escolhido pelo evento é a praia de Supertubos localizada em Peniche. Sim, Peniche tem várias praias e diversos picos para você fazer aquele free surf no dias de day off do evento.
Organização do evento:
Tudo no evento é muito organizado, a começar pelo estacionamento dos atletas, que é uma atração a parte!
Logo depois do estacionamento. fica a entrada da praia, onde estavam localizados os stands da Rip Curl e WSL (foi possível adquirir itens customizados da Rip Curl e encontrar a linha completa de roupas e acessórios da WSL, já que os itens estão disponíveis apenas pelo site online).
O caminho de acesso ao palanque do evento era livre à todos. Durante os dias do evento foi possível encontrar alguns atletas da elite passando por ali!
Show de surf garantido:
No último dia, apesar de as ondas não estarem muito grandes, foi possível assistir um show de aéreos de Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Alley oop e full rotation estavam no repertório dos atletas. A Praia estava completamente lotada, tanto de brasileiros como de gringos e a cada manobra o público vibrava como uma final de campeonato. Mesmo o evento estando lotado, tudo é muito tranquilo e o respeito entre as pessoas é surpreendente, além de ser muito seguro!
Todos que estavam ali torciam muito por Gabriel Medina, mas no fim, a disputa pelo título mundial foi adiada para o Hawaii. De qualquer forma, os brasileiros fizeram a festa com Ítalo Ferreira que nos representou muito bem e faturou a etapa!
Onde se hospedar?
Próximo a praia de Supertubos existem dois hotéis grandes (Inclusive são usados por alguns atletas também!). Mas em Peniche é possível encontrar opções mais em conta como campings e hostels.
Day Off e agora?
Próximo a Peniche existem ótimos lugares para surfar e até mesmo conhecer. Nazaré é uma ótima opção. Fica aproximadamente 45 minutos de Peniche. Vale a visita à praia das maiores ondas do mundo!
Fotos e Autógrafos:
Se a intenção é encontrar alguns ídolos, fique atento para os dias de Day Off e para antes do início ou término de baterias. Com certeza alguns deles estarão na água e você poderá surfar junto e assistir o show de perto ou então fique de olho na areia da praia onde costumam circular livremente e distribuir alguns autógrafos!
Durante o mês que rola o campeonato, as temperaturas em Portugal já estão mais baixas, então prepare-se para um friozinho e água muito gelada. Não esqueça sua jaqueta e roupa de borracha!
Assim nos despedimos do Rip Curl Pro Portugal com um lindo pôr do sol e ficando com um gostinho de quero mais para o ano que vem.
E você? Já escolheu a sua etapa preferida? Conta nos comentários!
Se precisar de algum equipamento para a viagem como quilhas, pranchas, capa de prancha, leash e parafina. Todos os acessórios você encontra na Surf Alive
Por Thiago Magnoni