Tudo sobre o Rip Curl Pro Portugal e Dicas sobre Peniche

| | ,

Se você está pensando em conferir uma etapa da WSL de perto e conhecer os melhores surfistas do mundo você não pode perder essa matéria.

Sempre tive o sonho de acompanhar de perto uma etapa da WSL. O local escolhido para minha primeira experiência no circuito mundial de surf foi o Rip Curl Pro Peniche em Portugal. O lugar é alucinante, a chegada na cidade é de fácil acesso, feita através das principais estradas do país. Logo ao chegar você já sente a atmosfera surf do lugar. Vários carros e vans com pranchas no teto cruzam com você a todo momento, indicando que o surf está presente na área.

Acesso:

O acesso a área do evento é muito fácil. Ao chegar na primeira rotatória da cidade você já pode avistar o portal de entrada e a polícia fazendo a organização do trânsito, que por sinal sempre muito bem organizado e tranquilo, surpreendendo, considerando a proporção do evento.

Estacionamento:

Ruas ao redor do local dão acesso a várias vagas disponíveis para estacionar o seu carro. O local de estacionamento é gratuito e mesmo sem seguranças por perto a maioria dos carros estavam com pranchas e pertences no interior, indicando que o local é muito seguro e tranquilo.

O pico:

O pico escolhido pelo evento é a praia de Supertubos localizada em Peniche. Sim, Peniche tem várias praias e diversos picos para você fazer aquele free surf no dias de day off do evento.

Organização do evento:

Tudo no evento é muito organizado, a começar pelo estacionamento dos atletas, que é uma atração a parte!

Estacionamento dos atletas

Logo depois do estacionamento. fica a entrada da praia, onde estavam localizados os stands da Rip Curl e WSL (foi possível adquirir itens customizados da Rip Curl e encontrar a linha completa de roupas e acessórios da WSL, já que os itens estão disponíveis apenas pelo site online).

FlagShip Rip Curl

O caminho de acesso ao palanque do evento era livre à todos. Durante os dias do evento foi possível encontrar alguns atletas da elite passando por ali!

Caminho de acesso ao palanque
Área dos juízes e atletas

Show de surf garantido:

No último dia, apesar de as ondas não estarem muito grandes, foi possível assistir um show de aéreos de Gabriel Medina e Ítalo Ferreira. Alley oop e full rotation estavam no repertório dos atletas. A Praia estava completamente lotada, tanto de brasileiros como de gringos e a cada manobra o público vibrava como uma final de campeonato. Mesmo o evento estando lotado, tudo é muito tranquilo e o respeito entre as pessoas é surpreendente, além de ser muito seguro!

O público lotou as areias de Peniche

Todos que estavam ali torciam muito por Gabriel Medina, mas no fim, a disputa pelo título mundial foi adiada para o Hawaii. De qualquer forma, os brasileiros fizeram a festa com Ítalo Ferreira que nos representou muito bem e faturou a etapa!

Gabriel Medina garantiu o show mas não foi suficiente, terminando o evento em terceiro lugar.
O campeão da etapa Ítalo Ferreira

Onde se hospedar?

Próximo a praia de Supertubos existem dois hotéis grandes (Inclusive são usados por alguns atletas também!). Mas em Peniche é possível encontrar opções mais em conta como campings e hostels.

Day Off e agora?

Próximo a Peniche existem ótimos lugares para surfar e até mesmo conhecer. Nazaré é uma ótima opção. Fica aproximadamente 45 minutos de Peniche. Vale a visita à praia das maiores ondas do mundo!

Fotos e Autógrafos:

Se a intenção é encontrar alguns ídolos, fique atento para os dias de Day Off e para antes do início ou término de baterias. Com certeza alguns deles estarão na água e você poderá surfar junto e assistir o show de perto ou então fique de olho na areia da praia onde costumam circular livremente e distribuir alguns autógrafos!

Mick Fanning
Ian Gouveia

Durante o mês que rola o campeonato, as temperaturas em Portugal já estão mais baixas, então prepare-se para um friozinho e água muito gelada. Não esqueça sua jaquetaroupa de borracha!

Assim nos despedimos do Rip Curl Pro Portugal com um lindo pôr do sol e ficando com um gostinho de quero mais para o ano que vem.

E você? Já escolheu a sua etapa preferida? Conta nos comentários!

Se precisar de algum equipamento para a viagem como quilhaspranchascapa de prancha, leash parafina. Todos os acessórios você encontra na Surf Alive

 

Por Thiago Magnoni

 

Previous

Festa Hang Loose agita Surf Alive Perdizes

Esquenta Black Friday na Surf Alive

Next