Surf Trip para Costa Rica – Pura Vida

| |

Localizada na fronteira com Panamá pela parte sul do país a Costa Rica é mesmo rica em ondas. Tanto no lado do oceano Pacífico como do oceano Atlântico a variedade de ondas e condições supera a expectativa e com um pouco de disposição ainda é fácil desfrutar do clima de paz e alegria e prevalece por qualquer lugar que se pare no país. “PURA VIDA”.

OCEANO PACÍFICO

PACIFICO – ( COSTA NOROESTE)

PORTRERO GRANDE ( OLLY’S POINT)
Point Break de direitas, na boca do rio no conto direito da praia .
Somente acesso através de barco que sai do vilarejo de Playa Del CoCo
Precisa de um swell acima de 6 pés para funcionar

LABIRINS – Direita perfeita e tubular entre OLLY’’S POINT e ROCA BRUJA
Quebra com swell acima de 6 pés sendo possível o surf 2 horas por dia quebrando
Apenas em meia maré.

ROCA BRUJA – A mais famosa onda da Costa-Rica. Direitas e esquerdas rápidas e tubulares quebram em diversos bancos de areias que se formam ao longo da praia, quase sempre com vento terral que sopra durante o ano todo

A melhor opção é a vala em frente a Grande Pedra sendo necessário um swell acima de 6 pés para começar a quebrar.Acesso por Barco saindo de Playa Del CoCo ou de carro atravessando a Reserva Florestal . Para ficar na reserva existe uma taxa a ser paga e é necessário levar barracas e todo alimento. Um carro 4X4 é fundamental já que as o acesso é muito precário

REGIÃO TAMARINDO

Tamarindo é uma vila com hotéis e restaurantes onde podemos encontrar pelo menos três picos diferentes: Langosta, El Estero e Playa Grande.

LANGOSTA – Point de Direitas enfrente ao Resort, melhor na maré secando e direitas e esquerdas na Boca do Rio, melhor na maré enchendo a 15 minutos de Tamarindo , quebrando na maré enchendo e secando

PLAYA GRANDE
Beach Break de direitas e esquerdas a 20 min de Tamarindo , muito consistente e com varias valas para escolha, melhor na maré enchendo/cheia.Segura até 6 pés .

LITTLE HAWAI – Direita forte e tubular , fundo de pedra que quebra melhor com
Swell de Oeste e Noroeste

AVELLANAS – Praia com Point Break na Boca do Rio , e valas de Beach Break ao
Longo da Praia , com swell grande é uma das melhores opções já que as ondas que vem de outside são grandes e perfeitas.
Hotel LAS OLAS , fica 5 minutos da praia com um caminho alucinante atravessando um mangue. Cuidados com seus pertences pois gatunos frequentam a área.

Playa Negra: Direitas perfeitas e tubulares quebram num Point Break perfeito e consistente quebrando o ano todo, Um dos melhores picos de surf no Norte Pacifico.
Segura grandes ondulações e proporciona tubos incríveis.

playa negra costa rica surf

NOSARA – Longa área de praia com varias valas espalhadas , reef para esquerda no canto da praia.

GARZA – Bancada de coral no outside, e mais ao norte um reef de inside com varias
breaks – melhor com swell –Sul/ SW

CAMARONAL – A 20 Km ao sul da cidade de Carrilho , acesso por uma trilha difícil.
Beach Break com ondas fortes no meio da praia e bom Point Break de direitas que quebra melhor com meia maré.

SANTA TEREZA – Abaixo da península de NICOYA , vários reefs, points e beach breaks com areias brancas e muitos coqueiros pela praia.

CARMEM –Beach Break com alguns molhes de pedras, melhor com a maré enchendo.

MAL PAIS – Beach Break extenso com boas valas , direita extensa em frente ao camping.

MAR AZUL – Point Break em frente a um Hotel do mesmo nome. Fundo de Pedra , raso

MONTEZUMA – Picos diferentes com no mínimo 3 diferentes ondas , precisa de um swell grande de Sul para funcionar, pico sem crowd e praias lindas e vazias.

PACIFICO –COSTA SUDESTE

PUNTARENAS – Fica a 1hr 45 min de San José sendo o ponto de conexão para o
Ferry que leva a NARANJO.

BOCA BARRANCA – Fica a 20 km ao sul de PUNTARENAS, esquerda longa com
4 a 5 seções , numa Boca de rio , onda cheia

DONA ANA – Fica a1 km ao sul de Boca Barranca. Esquerda perfeita, bancada rasa proporcionando ondas rápidas e radicais .

PUERTO CALDEIRA – Precisa de um grande swell para começar a funcionar .
Braço de esquerda com fundo raso.

PLAYA VALOR – Próxima a Praia caldeira , precisa de um grande sweell para funcionar.

TIVIVES – Boca de Rio , formando alguns bancos de areia pela praia.

ESCONDIDA – Acesso somente por barco ( Herradura) em frente a um condomínio particular. Esquerdas e Direitas em cima de um laje de pedras submersas, Onda forte e rápida com tubos.

JACO BEACH
Cidade de praia mais popular da Costa –Rica – hotéis , restaurantes, lojas de Surf
E toda infra estrutura necessária – Beach Break com ondas fortes e tubulares, crowd intenso e valas por toda praia.

ROCA LOCA – a Caminho de Hermosa Beach , acesso por trilha descendo o penhasco vc vai ver uma Direita de point break, precisa de um grande swell de S/SW para funcionar

HERMOSA – Praia Extensa, a 20 min de Jacó , ondas fortes e tubulares quebrando em um Beach Break muito consistente. Sempre tem ondas na maré cheia , nas condições certas pode proporcionar tubo largos e fundos .

playa hermosa costa rica surf

QUEPOS- Requer grande ondulação para quebrar , com ondas no porto e no Beach Break ,
A 1hr ao sul de HERMOSA

MANUEL ANTONIO – Parque Nacional 5 KM de Quepos , uma das mais bonitas praias da Costa –Rica , Bancos de areia pela praia, Precisa de grande ondulação para quebrar , muitos Hotéis para se instalar , vale a pena explorara pois existem varias ondas solitárias.

DOMINICAL – Esta região tem uma grande variedade de ondas , fundos de coral com ondas fortes e tubulares. Ao sul de Dominical a boca do rio Barú pode proporcionar ondas
Surpreendentes além de varias ondas sem nome ao longo da praia.

RIO SIERPE- Boca de rio com longos bancos de areia mudando radicalmente dependendo da maré , fica na fronteira da península de ORSA , difícil acesso.

PENINSULA DE ORSA -SUL/SUDOESTE

DRAKE BAY – Raramente surfada , point de esquerda com varias valas . Área de
Parques nacionais sendo um dos lugares mais selvagens da Costa Rica, grande potencial de
Surf a ser explorado e descoberto. Existem pousadas

PLAYA CARATE – a 60 km , ao norte de MATAPALO perto do parque nacional de Corcovado. Beach Break sem crowd

MATAPALO – Na extremidade Sul da península de ORSA . localizada no outro lado do
Golfo Dulce ( PAVONES) é muito conhecida pelo potencial de direitas .
Série de 3 points de Direitas , uma atrás da outra . Melhor com Swell de SUL/ SUDOESTE
Acesso através da estrada para PUERTO JIMENEZ , seguindo em direção da PLAYA CARBONERA sobre estrada de chão, um 4X4 é fundamental para explorar a região.

PAVONES – Pavones é considerada a segunda esquerda mais longa do mundo somente atrás de Chicama. A onda quebra sobre um point break muito manobrável e com seções tubulares no inside, podendo quebrar até os 8- 10 pés.pode surfar por mais de 800 metros em uma única onda. A 8 horas de carro de San José. Existe muitos locais e crowd, respeite a todos e com certeza pegará suas ondas.

pavones costa rica surf

PUNTA BANCO – Fica ao fim da estrada , mais ou menos 4 KM depois de PAVONES , quando está flat no point , existe uma brincadeira em Punta.
Punta Burrica – na extremidade sul, fazendo fronteira com o Panamá . Vários reefs e bancos de areia com potencial incrível. Acesso de barco ou cavalo

COSTA ATLÂNTICO – MAR DO CARIBE

Em 1991 o terremoto que sacudiu essa região mudou significativamente os Fundos das praias desta região, subindo de 1 a 2 metros as bancadas de coral.
O Surf nesta região não é para iniciantes , já as ondas quebram com muita força em cima de bancadas rasas e perigosas.

MANZANILLO – Beach Break com ondas rápidas localizada a 30 km. Ao sul de Puerto Viejo , existem acomodações rústicas e comida típica . Acesso fácil por estrada pavimentada.

PEQUENO SHOAL – A 4 km do final da praia de Cocles, começa a funcionar com grandes ondulações , onda grande e cheia quebrando no outside da boca do rio.

COCLES – Beach Break – localizado depois de Salsa , Cocles é uma ótima opção , com várias valas ao longo da Praia , hotéis , pousadas e restaurantes. Pode caminhar de Salsa até esta praia.

LONG SHOAL – Fica no outside de Salsa , são de 2 a 3 picos , precisa de pranchas grandes com bordas grossas , acesso de barcos , recomenda apenas para surfistas experientes.

SALSA BRAVA ( PUERTO VIEJO) – Fica a menos de 4 horas de Carro de San Jose ou a meia hora ao sul de Limon. A onda tem 2 seções , a primeira , ficou muito rasa depois do terremoto a segunda é perfeitas para maré intermediaria enchendo. A ondulação chega de águas profundas para se encontrar com a bancada e quebrar uma Direita Radical e poderosa estilo Hawai , Tubo seco em cima da bancada. Quando fica grande é considerada uma das ondas mais Casca –Grossa da América Central .
O Vilarejo de “SALSA” com seu astral Rasta oferece praias bonitas festas e agitação.
Pousadas e restaurantes a diferentes bolsos.

PLAYA CAHUITA .- Com suas areias negras e muitos coqueiros é diferente e exótica .Excelente Beach Break com alguns reefs de coral . Sem Crowd

WESTFALIA. – É a praia de Punta Cahuita até Limon . Beach Break com várias valas de
Direitas e esquerdas , com swell grande fecha muito.

PLAYA BONITA – Fica a 5 km . ao norte de Limon . Esquerda forte e perigosa num reef break. Hospedagem rústica e boa comida.

ISLA UVITA – Esta Ilha fica em frente da cidade de LIMON, a 20 minutos de Barco . Vc
pode achar transporte nas proximidades do canal estacionar seu carro em lugar seguro.
Excelente esquerda , buraco e forte. A onda vem quebrando ao lado das pedras da Ilha em um fundo de pedra. Quando Salsa Quebra também é certeza de onda em Uvita.

CARIBE NORTE- A única maneira de chegar é de Hidroavião, ou de barco pelos canais de Parque nacional

TORTUGUERO – Beach Break selvagem com excelentes ondas. Os canais de Tortuguero atrai muitos turistas atras da vida selvagem que existe. Excelente para pesca e mergulho.

PRANCHAS

Tradicionalmente a Costa Rica não é um lugar que você irá precisar de pranchas grandes, com exceção dos reefs do atlântico como Salsa Brava onde uma prancha 7-7’2 pode ser necessária, caso contrário um quiver com pranchas entre 6’0 6’8 deixarão você tranquilo para poder surfar em qualquer condição.

ACESSÓRIOS

Para sua segurança é altamente indicado levar um kit de acessórios para o período que ficará na Costa Rica. Desde de Leash, Parafina, Capa, Botinha, Boné, Protetor Solar e até uma Sacola para Roupas Molhadas. Todos esses acessórios você encontra na Surf Alive.

CUSTOS

Viajar para a Costa Rica, de maneira geral gasta-se pouco, característica dos países da América Central. por ser turisticamente um pais mais estruturado, oferecendo variada opções de hotéis e restaurantes desde  os luxuosos até as acomodações mais simples pagando de 5 a 10 dólares/dia por uma boa pousada e 25-30 dólares/dia por um hotel com toda a mordomia. A Costa Rica é um excelente lugar para uma surf trip perfeita com lugares exóticos e excelentes ondas além do clima perfeito e da hospitalidade do povo oque a torna ainda mais atrativa.

ONDE COMER

As opções para se comer na Costa Rica são muito variadas desde os fast-food nas estradas e na capital San José até os vilarejos a beira mar onde pretos a base de peixe, frango ou carne matam a fome de qualquer a um preço bem justo.

MELHOR ÉPOCA

Dezembro até março e junho até agosto é o lado do Atlântico que recebem as ondulações.
De novembro a abril é a vez do Pacífico Norte enviar ondulações a Costa Rica.
De maio o setembro as ondulações vindas do Pacífico Sul também chegam a costa com força total.

DICAS

• Um carro 4×4 é indíspensavel para poder se locomover pro surf, geralmente os picos são afastados e viajar do Atlantico para o Pacífico na procura dos melhores picos só de carro. Se possível faça o aluguel antecipadamente, pode sair mais barato além da garantia da agência.

Previous

Dia dos Namorados Surf Alive

Stand Up Paddle na Serra da Cantareira

Next