ROUPA DE BORRACHA: qual wetsuit devo comprar?

| | , ,

Ao longo da história do surf, as roupas de borracha são os equipamentos que mais evoluíram. Todos os anos temos novidades. Novos neoprenes, sistemas de vedação, designs, espessuras, etc. Tudo com o intuito de manter o surfista aquecido na água, com conforto e pelo maior tempo possível.

Eu sou muito curioso e adoro estar antenado às novidades do mercado no surf. Se o bolso permitisse, experimentaria quase todos os modelos disponíveis, mas infelizmente com o dólar nas alturas isso não é possível. De qualquer forma, conheço wetsuits de diversas marcas e, por isso, seguidamente sou questionado por amigos e conhecidos sobre quais seriam as melhores opções de compra.

Portanto, resolvi escrever este texto, dando um breve parecer sobre os modelos e marcas que temos disponíveis na Surf Alive.

RIP CURL

A marca líder de mercado no Brasil (baseado no que vejo na água, não é uma informação oficial) já há alguns anos mantém a mesma estrutura em sua coleção: Omega (a roupa de entrada, com valor mais acessível), Dawn Patrol (custo-benefício), E-Bomb (modelo de competição e maior performance) e Flash Bomb (o mais quente, top de linha). Praticamente todos os anos, a marca lança um novo neoprene, geralmente mais leve e flexível que o do ano anterior. Atualmente já está no e7, por hora em edição limitada, e seu carro chefe é o e6, lançado em 2018 e agora expandido numa gama maior de produtos. Posso afirmar que é um dos neoprenes mais leves e confortáveis do mercado. Diferente do e5, possui um revestimento interno que proporciona maior aquecimento. A linha Flash Bomb, que outrora era e5, conta com o neoprene e6 em 2020 e continua com o mesmo conceito: maior aquecimento e secagem rápida. Porém, de toda coleção, acredito que o Dawn Patrol é o que teve maior upgrade. Hoje, a roupa é toda produzida no neoprene e5, com o adicional de possuir em algumas peças de sua composição, o forro interno Flash Lining (secagem mais rápida e maior aquecimento). Ou seja, o Dawn Patrol é o Ebomb do ano anterior com “alguns pitacos” do Flash Bomb.

VISSLA

A Vissla traz ao mercado o conceito do surf californiano, com peças bonitas, simples e de muita qualidade. A ideia é não ter muita firula. Suas roupas têm bastante flexibilidade e conforto e contam com O revestimento térmico Brain Fuzz que isola o calor e seca rapidamente. Já tive oportunidade de experimentar e gostei bastante, mas para o meu biotipo (canelas e antebraços finos) em alguns momentos senti alguma folga nessas regiões. De qualquer forma, considero a Vissla como uma das melhores opções de wetsuits do mercado.

BILLABONG

A grande novidade da marca é o Graphene. A linha Furnace Revolution agora conta com esta a exclusiva forração. Os inovadores fios embrulhados com grafeno combinam-se com fibras de carbono para uma roupa mais leve, mais forte e mais quente por mais tempo. O Furnace Graphene é 50% mais leve que os revestimentos de fibra oca tradicionais e 200x mais forte que o aço.

Infelizmente não tive a oportunidade de usá-los, mas confesso que fiquei muitooooo curioso, pois além de toda essa tecnologia, as roupas são lindas e muito bem acabadas.

QUIKSILVER

A grande novidade da marca é o Highline Pro, lançado em 2019 durante a perna européia do CT. O long john é todo em 1mm e promete esquentar tanto como um 3mm. Infelizmente não está disponível no Brasil. E mesmo que tivesse, acredito que o valor seria “proibitivo” em função do preço atual do dólar. Mesmo assim, temos à disposição ótimas opções na coleção da marca. Destaque fica para o O Long John Quiksilver Originals Monochrome que é bastante leve e flexível, além de ter aspecto diferenciado. Produzido com Neoprene F’N Lite feito com calcário rico em células de ar que garantem maior leveza e aquecimento
Seu revestimento de lã térmica WarmFlight® mantém o calor do corpo dentro e fora de água.

Agora, escolha sua roupa de borracha e bora pra água!

https://www.surfalive.com.br/surf/roupa-de-borracha

Aloha!

Previous

DROPS Surf Alive

ONDAS SONORAS

Next