O peso em cima da prancha pode melhorar o seu surf

O peso em cima da prancha pode melhorar o seu surf

Gordura corporal extra faz com que tudo no surf se torne muito mais difícil. Por exemplo, Dar uma “batida” exige mais força quanto mais pesado você for. Na remada também coloca-se mais energia quanto maior for a massa corporal em movimento, os dorsais e os ombros vão precisar trabalhar mais. Manter um bom equilíbrio entre o peso e a força torna-se mais difícil à medida que a percentagem de gordura corporal aumenta.

Importância da relação entre o peso e a força 

Surfar, e especialmente surfar bem, é ter uma boa relação peso/força, também conhecida como “relação peso-potência” que nada mais é do que um número que quantifica o quanto forte é cada um em relação ao peso do seu corpo. Para calcular este número é fundamental duas coisas. A primeira é fácil, você precisa subir em uma balança e registrar com honestidade o teu peso. A segunda é a força absoluta, requer esforço máximo e convém que seja feita em uma academia (se possível com ajuda de um treinador): registre o maior peso que consegue levantar numa só repetição. Quando já tiver estes 2 números, divide o segundo pelo primeiro e encontra a sua “relação peso-potência”.

Por exemplo, um surfista com 70 kg de peso que consegue levantar 90 kg tem uma relação peso-potência de 1,285 (tem uma força de 1,285 vezes o seu peso corporal) que é superior à do surfista que pesa 80 kg e levanta, no máximo, 95 kg que resulta em uma relação de 1,187.

Isto significa que, como surfista, você não vai querer carregar nem muita gordura corporal nem muita massa muscular. E este é um dos grandes motivos pelo qual não se vê muitos surfistas volumosos entre os melhores do mundo (mesmo o William Cardoso perdeu volume quando se qualificou para o CT da WSL). Ganhar músculo, ou treinar para hipertrofia, geralmente não é um objetivo para a maioria dos surfistas porque vai promover força desnecessária e um acréscimo de peso que vai acabar prejudicando a flutuação da prancha, cada quilo de peso a mais, mesmo que seja músculo, pode dificultar os movimentos específicos de um surfista. Os surfistas têm que ser fortes, mas têm que dar prioridade ao aumento da sua força em relação ao peso e não em relação à massa muscular.

O surfista que há mais tempo consegue manter o equilíbrio fundamental no surf. Kelly Slater, 46 anos, 11 títulos mundiais

Como aumentar a relação entre o peso e força? 

Aumentar a força em relação ao peso corporal é, simplesmente, manter (ou aumentar) sua força sem ganhar peso extra. Para isto basta, basicamente, ser consciente na alimentação e também fazer um treino de força adequado. Quanto ao exercício físico uma das melhores maneiras de manter a “relação peso-potência” alta é fazer circuitos curtos e intensos de força para o corpo inteiro com pesos médios a elevados. Em relação à melhor dieta, o melhor é consultar um nutricionista para um aconselhamento individual adaptado às suas necessidades e rotinas específicas. Ou, então, procurar um plano geral na internet que seja eficiente.

Uma nutrição apropriada para surfistas tem que levar em conta certas e determinadas especificidades, como manter o corpo hidratado e com energia para estar na água em atividade durante 2h ou mais, contribuir para a qualidade das fibras musculares sujeitas a esforços de resistência, explosão e flexibilidade, etc.. Tudo isto sem perder força nem aumentar o peso!

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