A Pyzel Surfboards começou como uma oficina de pranchas de quintal em North Shoe por volta de 1995 e evoluiu, tornando-se atualmente uma das principais empresas de pranchas de surfe do mundo.
Jon Pyzel cresceu em Santa Barbara, Califórnia, começou a surfar quando estava no colegial e rapidamente se viu envolvido de forma profunda no surfe. Matt Moore começou a fazer as pranchas dele e o colocou em sua equipe. Matt sempre explicava as ideias e princípios que estavam por detrás da criação de pranchas de surfe e permitia que Jon o assistisse enquanto fazia todas as suas pranchas.
Após viajar para surfar, Jon percebeu que queria melhores ondas e águas mais quentes, mudando-se permanentemente para North Shore de Oahu em 1992. Então ele arrumou emprego reparando danos na Country Surfboards e logo aprendeu o ofício, trabalhando como hot coater e laminador. Ele logo se juntou ao master shaper Jeff Bushman, que lhe deu orientação e encorajamento. Em pouco tempo, Jeff deu a Jon um emprego como seu back-shaper e isso foi o início de sua carreira como fabricante de pranchas.
O momento definidor ocorreu poucos anos depois, em 1998. Alex Florence abordou Jon para que ele fizesse uma prancha para seu filho mais velho, John John, que tinha 5 anos na época. Dali em diante, Jon e John John trabalharam juntos para redefinir o que era possível no surfe mirim. Quase duas décadas depois, John John Florance se tornou campeão mundial em 2016, amplamente considerado o melhor surfista vivo, sempre usando pranchas Pyzel.
Quando pensamos em nossa empresa hoje, consideramos JJF como um dos pilares de nosso sucesso, não apenas por sua incrível habilidade no surfe e feedback de valor incalculável, mas também por sua lealdade, humildade, gratidão e perspectiva positiva em relação à vida.
Não começamos tudo isto para nos tornarmos uma empresa gigante, produzindo o máximo de “unidades” possível, mas sim por amarmos o surfe e tudo o que o acompanha: viagens a novas terras, grandes amizades, aventura. Acima de tudo, começamos isto por amarmos pranchas de surfe!
Hoje, a Pyzel Surfboards se transformou em um negócio internacional, mas ainda é dirigida pela família. Jon e sua esposa Dali vivem na praia no Havaí com suas 2 filhas, e ajudam a comandar as fábricas da Pyzel Surfboards em North Shore e em Oceanside, Califórnia. Nós nos orgulhamos de cada prancha que fazemos e nos empenhamos ao máximo para assegurar que nossos clientes obtenham a prancha certa para o que desejam fazer. Temos licenciados fazendo nossas pranchas em todos os continentes e Jon modela na Austrália, Europa, Brasil, Japão, Indonésia, América do Sul e Califórnia.
Além de John John, vários surfistas de renome internacional utilizam as pranchas Pyzel, entre eles Tyler Wright, Koa Rothman, Nic Von Rupp e muitos outros.
Veja abaixo os modelos disponíveis na Surf Alive.
GHOST
Modelo usado por JJF em dois Títulos Mundiais consecutivos. A Ghost talvez seja a primeira prancha realmente de Alta Performance ótima para surfistas de todos os níveis e possivelmente pode ser considerada uma opção única para qualquer trip com ondas entre razoáveis e boas.
Um modelo super versátil, ela se tornou uma das favoritas de JJF para todos os tipos de ondas (vencedor da etapa de Margaret River, Bells Ollie Oop, carves em J-Bay e até as ondas de médias a grandes de Trestles) e é a escolha de muitos surfistas ao redor do mundo.
Projetada originalmente para desempenho em tipos de ondas tubulares e com pressão, a Ghost provou ser ótima para reef breaks, beach breaks mexidos, e também funciona muito bem em point breaks. Baseada em nossa Short Cut, o outline da Ghost é mais refinado: ela ainda tem o wide point (ponto mais largo da prancha) deslocado ligeiramente à frente do centro, mas a área do bico é mantida para baixo e a rabeta levemente puxada para dentro para ajudá-la a encaixar em curvas mais fechadas.
A área mais grossa também é deslocada à frente, o que ajuda a entrar nas ondas mais facilmente, e mantivemos a rabeta e as bordas afinadas para ajudar a se manter nos tubos e realizar manobras em velocidade.
O rocker (curva de fundo) é médio/baixo na metade dianteira para entrar mais facilmente nas ondas e para pegar velocidade rapidamente. A rabeta tem curva mais acentuada para proporcionar maior controle e resposta rápida.
Um concave único corre por toda a parte inferior, com um concave duplo na região das quilhas, para aumentar a manobrabilidade quando você está usando o pé de trás nas batidas e rasgadas, assim como nas transições de uma borda a outra. A combinação da Ghost de rocker e concave proporciona alta performance ao lidar com uma grande mistura de sensibilidade e controle.
PHANTOM
A Phantom é a filha do meio da família Ghost, uma versão reduzida do atual modelo favorito do John John Florence (a Ghost) e projetada para ser a prancha de sua preferência para condições mais comuns.
Quando lançamos a Ghost, não tínhamos ideia de que seu design singular seria adotado por tantas pessoas em tantos tipos diferentes de ondas. Mas por meio de feedback, descobrimos que ela se saía melhor em ondas da altura do ombro a maiores, então buscamos fazer uma versão capaz de proporcionar a mesma sensação tanto em dias de ondas boas quanto nos de ondas mais fracas, que compõe a maioria de nossas sessões diárias de surfe. A Phantom é uma Ghost comprimida, envenenada, com volume adicional, ótima para sessões cotidianas em condições menos épicas. Mantivemos o mesmo rocker (curva de fundo) da Ghost, mas aumentamos o concave único para achatá-la no centro, ajudando a criar mais velocidade e controle sem prejudicar o desempenho geral ou a sensação do design original. A largura adicionada na rabeta e no bico criam um outline mais cheio, paralelo, que ajuda a manter a velocidade mesmo nas seções mais lentas e nas curvas mais fechadas. As bordas são mais altas, mas não robustas, proporcionando maior flutuação e velocidade sem perda da sensibilidade que todos adoramos em nossas pranchas. Melhor em ondas da altura da cintura até ondas da altura da cabeça de todos os tipos, a Phantom é sua prancha do dia a dia com uma inclinação para alta performance.
Opte por uma de sua altura, ligeiramente mais larga e da mesma grossura que sua Ghost.
MINI GHOST
A Mini Ghost é fruto do trabalho da Pyzel com Koa Smith para fabricar uma versão menor, divertida e robusta de uma de suas pranchas favoritas, a Ghost.
Koa adora surfar com pranchas pequenas em dias de ondas menores no North Shore, mas precisávamos dar mais volume a elas para ficarem mais funcionais, com maior poder de remada e estabilidade. Nós encolhemos a Ghost 5´9 do Koa para fazermos uma de 5´5. Para lhe dar mais flutuação, ela foi alargada um pouco e deixamos o deck mais plano, as bordas mais grossas e mais boxy. Também adicionamos um bico moderno para obtermos ainda mais volume sob a área do peito até o bico. O volume adicionado é significativo: a Ghost XL de 5’10 tem 28,8 litros, enquanto a Mini Ghost de 5’7 tem 28,7 litros! Fizemos algumas pequenas mudanças no rocker (curva do fundo) e ela vem com rabeta round ou com uma bump squash maior para tornar a prancha mais divertida em ondas pequenas e mais fracas. De modo geral, a melhor forma de descrevê-la é como uma espécie de retorno a uma prancha que parece saída dos anos 80, porém com a adição de todas as características de performance de um design moderno. Ela é feita para surfistas de alta performance, mas também é ótima para surfistas menos habilidosos devido ao volume maior e por ser uma prancha mais solta. Com a recomendação de ser 3 ou 4 polegadas menor e aproximadamente com mesmo volume de sua shortboard normal, a Mini Ghost dará novo frescor ao seu surfe e lhe manterá feliz em todos os tipos de condições e tipos de ondas.
Clique aqui e confira o estoque de pranchas Pyzel disponível na Surf Alive.