Aconteceu neste domingo em Waimea, Oahu, Havaí, o Rip Curl Eddie Aikau Big Wave Invitational – um evento com 40 anos de história e que está na sua 11ª edição, visto que a prova só ocorre com condições muito específicas. O dia 23 de dezembro de 2024 foi insano do início ao fim, com ondas enormes e vitória do havaiano Landon McNamara, músico, surfista e sobrinho do lendário Garrett.
Foto: Brent Bielmann
O Eddie Aikau 2024 foi disputado por 35 homens e 10 mulheres e assistido por milhares de pessoas ao vivo pela transmissão web. Landon McNamara disputou a penúltima bateria do dia e com a sua prancha Pyzel Padillac 10’2, desceu a onda perfeita da vitória, que lhe valeu 50 pontos e garantiu os U$50.000 de premiação, colocando seu nome no seleto grupo de vencedores do evento, sendo o primeiro goofy a conseguir a façanha.
https://www.instagram.com/p/DD6U94_J6il/?img_index=1
“Vencer este evento logo depois do meu melhor amigo Luke… não sei o que sentir neste momento,” afirmou Landon – Luke Shepardson, vencedor da etapa passada, foi um dos destaques do dia, com uma das melhores ondas do evento. “Já chorei 10 vezes, estou ainda absorvendo este momento. Grato por estar aqui, grato à família Aikau, ao meu tio Garret por me treinar para isto, grato ao meu pai, à minha parceira e ao meu filho. E sou grato pelo Eddie. Em ambas as minhas baterias, tinha uma tartaruga me seguindo, sério. Dizem que o Eddie escolhe o vencedor, e sou muito grato que ele me tenha escolhido.”
Outros destaques foram os também havaianos Billy Kemper, Jamie O’Brien e Nathan Florence, que chegaram a ocupar o topo da tabela ao longo do dia.