“O que exatamente é uma roupa de borracha?” você pode perguntar.
Simplificando: é um equipamento técnico projetado para ajudar a tornar sua experiência em água fria mais agradável. Uma maravilha produzida com materiais inovadores.
Este guia detalha tudo o que você precisa saber sobre sua próxima roupa de borracha, desde tipos e tamanhos, materiais e espessuras. A esperança é que isso possa ajudar a direcioná-lo para a roupa ideal, porque não importa o quanto você tente, é difícil se divertir quando se está tremendo…
Tipos de Roupa de Borracha
Os wetsuits continuam a ultrapassar os limites do calor, desempenho, flexibilidade e conforto. A melhor escolha para você se resume à preferência pessoal, ou seja. se você gosta de mais flexibilidade e liberdade nos braços versus uma cobertura mais completa. Os principais tipos listados têm suas vantagens dependendo da preferência pessoal e a temperatura da água onde você pretende surfar:
Long John
Um long john cobre todo o corpo, incluindo braços e pernas até os pulsos e tornozelos e estão disponíveis em uma variedade de espessuras para serem usadas em temperaturas de água que variam de 9 a 17 graus, oferecendo a melhor combinação de calor e desempenho.
Clique aqui e confira os long johns disponíveis na Surf Alive
Short John
O short john pode ser usado para conforto e flexibilidade em climas mais quentes, apresentando material mais fino, com as pernas custas e opções com manga curta e longa. Eles são mais usados em temperaturas de água a partir de 18 graus.
Clique aqui e confira os short johns disponíveis na Surf Alive
Jaqueta
Assim como o short john, também é usada em temperaturas mais quentes, geralmente naqueles dias de vento onde o neoprene ajuda a manter seu tronco e braços mais aquecidos.
Clique aqui e confira as jaquetas disponíveis na Surf Alive
Como escolher a espessura certa para a roupa de borracha?
A espessura de uma roupa é baseada na medição do núcleo interno de neoprene. Em geral, quanto mais grosso, mais quente é o wetsuit. Por outro lado, quanto mais fino for o neoprene, mais leve e flexível será o traje. Nas roupas projetadas para surf no Brasil, as espessuras variam de 0,5 mm em água morna até 4.3 mm nas águas mais frias.
A espessura ideal e o tipo de roupa podem mudar em muitas regiões com base na estação. É importante ter algumas opções diferentes de tipos e espessuras com base nas mudanças de temperatura em qualquer região.
Diferentes tipos de costuras
A costura é o ponto de fusão dos vários painéis de uma roupa de borracha. Em geral, quanto menos costuras, mais confortável ela é. A colocação da costura também é crítica para conforto e desempenho, pois uma costura no lugar errado pode criar atrito excessivo e/ou resistência em áreas que exigem flexibilidade.
Todas as costuras da roupa são projetadas para evitar que a maior parte, se não toda, a água vaze para dentro da roupa. À medida que a água esfria, é importante escolher uma roupa de borracha totalmente vedada, pois seu corpo não conseguirá aquecer a quantidade de água que entra pelas costuras porosas.
Existem três tipos principais de costuras:
Flatlock
A costura Flatlock é um ponto plano conectando os painéis de uma roupapor dentro e por fora. São comuns em roupas para água mais quente, pois não são totalmente seladas. É confortável, altamente flexível e normalmente sua melhor opção para aquelas roupas de água mais quentes, como jaquetas e short johns.
Glue and Blindstitched Seams (GBS)
Quando os painéis individuais de neoprene de uma roupa de borracha são cortados, há um ângulo de 90 graus na borda de cada um. As bordas desses painéis são então coladas e fundidas. Depois de seco, um ponto é costurado na parte externa do wetsuit e na metade do material, deixando uma costura selada mantida unida pelo ponto de lado único e pela cola. Esta é a costura de roupa de neoprene mais comum e, se executada com perfeição, será forte e vedada. Para reduzir o risco de imperfeições ou desgaste excessivo, a costura interna geralmente recebe uma camada extra de fita de neoprene selada nas principais áreas de fricção para servir como reforço adicional.
Liquid Sealed and Taped Wetsuit Seams
Este tipo de costuras, é adicionado um líquido à base de silicone à costura exterior (método semelhante ao uso de uma pistola de calafetagem) permitindo uma vedação de longa duração. Internamente, a costura recebe uma camada extra de fita de neoprene selada em áreas-chave para servir como reforço adicional. Este tipo de costura é frequentemente usado em roupas de alta qualidade para a água mais fria devido à durabilidade extra.
Sistemas de entrada na Roupa de Borracha
O sistema de entrada pode ser um dos fatores mais importantes a considerar na compra de sua próxima roupa. Existem três tipos principais de sistemas de entrada, e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Em última análise, o sistema de entrada mais adequado para você deve ser baseado na compensação entre a facilidade de entrada e a flexibilidade que ela permite.
Back Zip
As roupas com zíper nas costas são exatamente isso: um sistema de zíper longo e robusto que se estende do pescoço até a parte inferior das costas. Para quem usa wetsuits pela primeira vez, a entrada do zíper nas costas é recomendada devido à facilidade de colocá-lo e retirá-lo. A principal desvantagem do zíper traseiro é que você está sacrificando a flexibilidade e tem a maior exposição à entrada de água dos três sistemas.
Chest Zip
As roupas com zíper no peito são atualmente os mais usados, pois atingem o melhor equilíbrio entre facilidade de entrada e flexibilidade. A principal vantagem do zíper no peito é que é moderadamente fácil de entrar e sair e há muita flexibilidade devido ao volume zero na parte de trás do traje.
Zip Free
Os wetsuits sem zíper são os mais altos na escala de flexibilidade, mas também os mais difíceis de entrar e sair.
Como uma roupa de borracha deve se encaixar?
Uma roupa de borracha de “encaixe perfeito” deve parecer uma fantasia de super-herói. Sem volume, sem comprimento extra nos braços e pernas e toda a liberdade. Uma coisa a ter em mente: o peso é a coisa mais importante para acertar. Um traje ainda funcionará corretamente se for um pouco curto ou um pouco longo.
Ajuste justo: depois de vestir sua roupa e fechá-la, verifique se há tecido ou dobras e puxe-as para fora para que toda a roupa fique rente à pele.
Sem material extra: verifique as axilas, a nuca e o peito. Se houver material extra nessas áreas, considere diminuir um tamanho.
Hoje em dia, a indústria de wetsuits está muito evoluída com alta tecnologia aplicada em diferentes tipos de materiais, designs e afins. Além disso, muitas marcas prezam pela utilização de reciclados, tornando as roupas cada vez mais amigas da natureza.
Este guia foi baseado no “The Ultimate Men’s Wetsuit Buyer’s Guide” produzido pela Billabong.